Será o fim do WhatsApp? Google traz "SMS do futuro" junto com operadoras
As mensagens de texto vão evoluir no Brasil. O Google anunciou uma parceria com operadoras brasileiras para lançar um serviço de mensagens multimídia que usam as redes de telefonia móvel.
![](https://static.wixstatic.com/media/1fca4b_f12c53a2f8c347139c88361403201afb~mv2.jpg/v1/fill/w_695,h_320,al_c,q_80,enc_auto/1fca4b_f12c53a2f8c347139c88361403201afb~mv2.jpg)
A tecnologia em questão é o padrão de mensagens Rich Communications Service (RCS), que adiciona recursos multimídia às mensagens SMS convencionais. Com o padrão, é possível criar grupos de conversas, compartilhar fotos e vídeos em alta resolução, e muito mais.
Recursos típicos de apps modernos de mensagens como WhatsApp também fazem parte do RCS: é possível ver quando alguém está digitando, e o usuário recebe confirmação de envio e leitura de mensagem.
Para enviar mensagens RCS, os usuários de Android podem usar o aplicativo Android Mensagens para ter acesso à novidade. Ele pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store.
A novidade é limitada a clientes de operadoras que suportem a tecnologia - os que estiverem de fora vão receber uma mensagem SMS convencional - e usuários de Android. Por enquanto, as mensagens RCS não vão funcionar no iPhone.
O serviço vai ser adotado inicialmente por três das grandes operadores do Brasil: Claro, Vivo e Oi, mas ainda não há informações sobre quando as mensagens vão começar a funcionar nem o preço cobrado por elas.
Mas, e aí, gostou da novidade ou tá com medo de perder o WhatsApp?